domingo, 12 de março de 2023

Blacklist custodiantes: Quais evitar e quais são confiáveis

A seguir deixo a lista de custodiantes que evito para não passar raiva na Declaração de Imposto de Renda, quais eu já testei e sei que prestam um bom trabalho e ainda aqueles que pretendo dar uma chance em 2023.


Confiáveis:

- Vórtx: Acesso via portal, uso a anos e nunca tive problemas, seja para ter acesso ao informe, quanto ao conteúdo

- BTG: Acesso via portal, uso a anos e nunca tive problemas, seja para ter acesso ao informe, quanto ao conteúdo

- Intrag/Itaú: Acesso via portal. Tive problemas na primeira vez que recebi informe deles, queriam que eu fosse presencialmente no Itaú no auge da pandemia para obter uma segunda via do informe, após muita raiva obtive o informe de forma online. No ano seguinte tive que abrir uma conta no Itaú por causa do emprego, o que facilitou bastante. Ouço poucas reclamações a cerca desse escriturador.

- BRL Trust: Enviado por e-mail. Nunca tive problema e espero não ter agora que a empresa foi vendida para um outro grupo.

- Hedge: Acesso via portal e e-mail. Nunca recebi por esse escriturador, mas também nunca vi reclamações quanto a ele.

- Rio Bravo: Acesso via portal. Já recebi sem problemas na época das cartinhas, se naquele tempo chegava tudo certinho, imagino que hoje em dia continuem prestando um bom serviço de escrituração.


Em teste:

- Banco Genial: Fez uma lambança gigantesca em 2022 (informes de 2021), muitos tiveram que abrir conta no banco para ter acesso ao documento e em alguns fundos vieram informações inconsistentes (considerando o rendimento a ser recebido em Jan/22 como sendo de 2021). Para piorar mandaram a errata mais errada do que a original, o segundo informe enviado constava tanto o recebimento do rendimento Data Com "31/12" quanto Créditos em Trânsito do mesmo rendimento.

Agora em 2023 está sendo possível acessar sem abrir conta no banco e não ouvi relatos de informes errados. Ainda estou com um pouco de receio da Genial, mas como ela é administradora de muitos fundos vou dar uma chance.

- Oliveira Trust: Acesso via Portal.

Fez uma cagada gravíssima alguns anos atrás (acho que em 2019/2020) no fundo UBSR11 (atual RECR11). No caso a REC trocou de administrador (para a BRL TRUST) durante o ano e a Oliveira Trust simplesmente não enviou o informe referente aos meses em que prestou serviço ao fundo.

Já em 2023 (declaração 2022) conseguiram enviar informes por e-mail para as pessoas erradas. Também vi relatos de dificuldades para obter acesso ao portal e se não estou enganado, em 2022 foi a mesma história.


Apesar dos problemas, estou pensando em dar uma nova chance a eles, mas só se for uma pechincha muito grande.

- Daycoval: Acesso via portal.

Na declaração de 2022 houveram diversos problemas, como atraso no envio de informes, relatos de atendimento precário e correção de valores incorretos no informe quase 2 semanas depois do início de envio.

Agora em 2023 houve relatos de dificuldade para obter o informe no PC. Tentei acessar no Google Chrome e não consegui, mas no Firefox abriu


Blacklist:

- Safra: Enviado por e-mail (para alguns). Diversos relatos de pessoas que não receberam o informe de rendimento, tanto em 2023, quanto em 2022. A quantidade de pessoas que não recebeu o informe era imensa, de forma que não conseguiam dar conta da demanda por e-mail. Eu não compro FII administrado pela Safra nem com muito desconto.

- Singulare: Alguns relatos de informes não enviados. Entretanto parece que resolveram rápido as necessidades de 2ª via. Vou deixar esse escriturador em “quarentena”, até porque não tem fundos que me interessam tanto assim.

Atualização: Além de não enviarem o documento parece que também houve erros nos informes.

- Ouroinvest: Fez um trabalho bem fraco como gestor no OULG11, por isso acabei descartando eles como custodiantes também. Além disso, ela administra poucos fundos, então não compensa adicionar mais um escriturador para ter acesso a 1 ou 2 FIIs.

- Votorantim: pelo porte da empresa e representativa minúscula da escrituração de FIIs eu imagino que o suporte a cotistas seja uma porcaria, similar ao que acontece com o Safra. Assim como na Ouroinvest, não compensa acrescentar mais uma fonte pagadora por causa de poucos FIIs.

- Mérito: Já fizeram inúmeras cagadas no principal FII da casa (MFII11), não vejo motivos para pensar que prestariam um bom serviço como escriturador. Além de que os fundos da casa não são grandes coisas para acrescentar mais uma fonte pagadora na declaração do I.R.

- Inter: Além de custodiar um gato pingado de fundos, quem não tem conta no banco teve dificuldade de acessar o informe.


- Caixa / BB: Em um eventual problema deve ser muito difícil entrar em contato, melhor evitar.


2 comentários:

  1. Discordo da Vitorantim. Tenho vsho11 há temps e já tive vtlt11. Nunca tive problemas. Com Inter e BB também nunca tive qq problema, mas siu correntista dos 2. Quem não tem conta neles acredito que possa ter problemas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, além do seu feedback positivo sobre o Votorantim, recebi outro também. Só que os fundos administrados por ela não me animam muito... Banco Inter como mostrei nos prints teve não correntista passando raiva, já no BB eu descartei pq atendimento com bancão costuma ser uma bosta...

      Excluir