segunda-feira, 1 de maio de 2023

CRIs que deram problema: Languiru

Fundos envolvidos: VGIA11

Breve descrição: CRA antecipando recebíveis agrícolas da cooperativa Languiru, que atua no Rio Grande do Sul. A empresa foi fortemente impactada pelo aumento de custos com insumos agrícolas e queda dos preços de venda de suínos e aves.

O que aconteceu: O mercado veio a saber da situação crítica da cooperativa por meio de uma carta direcionada a bancos credores pedindo um alongamento do prazo de pagamento. Só depois que a notícia se espalhou que os gestores comentaram a situação da empresa em Fato Relevante. No entanto, as dificuldades financeiras já eram de conhecimento de pessoas mais próximas do negócio. A seguir reproduzo integralmente a carta aos bancos credores:



No momento em que escrevo a cooperativa se encontra com uma dívida insustentável, mas ainda não entrou em recuperação judicial. Na imagem abaixo um trecho de notícia demonstrando a dimensão da dívida da empresa.

 

Fonte: https://grupoahora.net.br/conteudos/2023/04/29/divida-da-languiru-passa-de-r-1-bilhao-diz-novo-presidente/

Apesar de tantas más notícias, segundo declarações do gestor em live, as obrigações dos CRAs têm sido cumpridas e o CRA conta com um fundo de juros capaz de honrar 4 meses de PMT. A seguir disponibilizo o momento exato em que um dos gestores começa a falar sobre o caso:

https://www.youtube.com/live/TS7iunUVcPI?feature=share&t=2650

Perspectivas para o futuro: Esse é um caso muito importante de se acompanhar, vide que muitos dos CRAs vieram a mercado sem garantias reais, mas com cessão de recebíveis capazes de pagar as dívidas. E os investidores interessando em FIAgros precisam verificar se a garantia Cessão de Recebíveis será preservada. Lembrando que na inadimplência da Gramado Parks a justiça do Rio Grande do Sul passou por cima dessa garantia e obrigou a securitizadora a repassar os recebíveis para o devedor, ao invés do pagamento do CRI.

No próximo dia 10/05/2023 temos um evento muito importante, que é o vencimento da primeira parcela de amortização. O pagamento ou não dessa parcela pode ser acompanhado pelo site da securitizadora, que disponibilizo logo abaixo:

https://app.opeacapital.com/pt/emissoes/CRA0220040H


Atualizações:

- Maio/2023: A parcela de amortização programada para 10/05 foi postergada, provavelmente sendo que agora teremos amortizações relevantes tanto em julho, quanto agosto, como pode ser visto na imagem abaixo retirada do site da securitizadora.

Fonte: https://app.opeacapital.com/pt/emissoes/CRA0220040H 

No relatório gerencial de VGIA11 do mesmo mês os gestores publicaram que novas garantias reais foram adicionadas ao CRA, mas omitiram que uma das amortizações foi postergada.


Identificação do CRA: CRA0220040H / CRA022007KM / CRA02200DKZ (Opea Securitizadora)

 


Links:

Live com gestores:

https://www.youtube.com/watch?v=TS7iunUVcPI

Reportagem sobre a situação da cooperativa:

https://www.portaladesso.com.br/noticias/14719/com-dividas-que-chegam-a-r-1-8-bilhao-languiru-quer-vender-fabricas.html

Fato Relevante sobre a situação da Cooperativa:

https://fnet.bmfbovespa.com.br/fnet/publico/visualizarDocumento?id=423283 




Um comentário: