segunda-feira, 25 de abril de 2022

Alavancado com Inteligência (Exemplo Real)

Introdução

Saber o que é uma venda de PUT é fácil, o “complicado” é fazer o seu manejo. A seguir exponho uma operação que estou realizando neste momento.


Em fevereiro de 2022 a Petrobrás anunciou um dividendo gigantesco (R$2,86/ação) com Data Com em 13/04. Como ainda faltavam quase 2 meses para a Data Com de tal dividendo o mercado não precificou imediatamente tal provento, então eu aproveitei para lançar PUTs com vencimento em 14/04, já prevendo que quando tal data se aproximasse muita gente iria comprar PETR4 para aproveitar o dividendo.


Poucos dias após o lançamento do primeiro lote opções o governo começou a dar sinais de interferência na Petrobrás, devido a disparada do Petróleo ocasionada pela Guerra na Ucrânia, algo que fez com que a cotação da empresa caísse razoavelmente. O governo interferir em uma empresa de capital misto é algo negativo, entretanto, o dividendo continuava intacto, foi então que decidi lançar mais 100 PUTs, só que com vencimento em 20/05 (posteriormente lancei mais 100 PUT com vencimento em junho).


Resultado

Como previsto, em abril a ação começou a sustentar uma alta mais consistente, de forma que pude sair com um bom lucro, mesmo tendo errado no lançamento das 100 primeiras PUTs (mercado eufórico com o barril de petróleo disparando).


A seguir deixo o resultado de tal estratégia, lembrando que não coloquei um único centavo para estrutura-la:


E se minhas previsões estivessem erradas e PETR4 afundasse?

Um detalhe importante que deve ser observado é a Data de Vencimento das opções lançadas, fiz o segundo e o terceiro “lote” da operação em meses diferentes porque assim eu poderia arcar um eventual exercício de tais PUTs em caso de queda, já que meu aporte mensal mais o recebido de rendimentos de FIIs se aproxima do valor a ser pago. Entretanto, eu ainda teria a possibilidade de simplesmente rolar as PUTs de abril para maio (recebendo por isso).


Algumas observações:

- Como eu não tinha caixa ou aplicações reservadas para cobrir tais PUTs, essa foi um lançamento de PUT especulativo ou a descoberto, mas apesar de não aparentar, não considero essa estratégia muito arriscada;

- Caso fosse exercido meu preço de compra seria bem reduzido (Preço Strike – Valor dividendo – Prêmio recebido na venda da PUT);

- Caso eu fizesse o lançamento das 300 opções com vencimento em abril meu lucro seria bem maior, já que as opções perderiam mais valor, mas meu risco também seria bem maior, já que não possuía meios para pagar essa quantidade de opções sem realizar vendas de outros ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário