terça-feira, 19 de setembro de 2023

Operando a VOL de fundos imobiliários (03/08/23)

Introdução

Já postei vários trades, mas dessa vez trouxe prints do Book de Ofertas para que ficasse mais claro minhas decisões de compra e venda.

Operacional

VCRI11: Compra sustentada

No trade de ontem mostrei um trade em que vendi URPR11 sendo que tinha várias ordens acima da minha me dando cobertura, o mesmo racional pode ser feito na posição comprada. Veja no print abaixo que haviam ordens grandes (para a liquidez do ativo), isso me proporcionou tranquilidade para me posicionar.

Minha ordem de compra (com dinheiro da corretora) nos R$8,62 foi executada aos poucos por um robô. Completada a fase de compra, coloquei uma ordem de venda (R$8,67) abaixo das maiores ordens de venda no Book. Após alguns minutos minha venda foi executada.

Terminado um ciclo de compra/venda, inicie outro trade e comprei o mesmo lote de cotas dessa vez a R$8,61. O problema do segundo ciclo é que o pregão estava acabando e não pude esperar minha ordem ser executada pelo robô e tive que "agredir" o book.

No primeiro ciclo tive um lucro de R$0,05/cota e no segundo ciclo R$0,04/cota, ou seja, R$0,90/cota em base 100.

Fonte: Arquivo pessoal

RECR11: Suporte no book de ofertas

Ontem (02/08) saiu resultado do COPOM positivo, por isso esperava um mercado otimista no dia de hoje e no início do pregão procurei por fundos que não abriram com GAP de alta.

Como pode ser visto no print abaixo, em RECR11 haviam algumas ordens medianas na faixa dos R$88,30, o que me daria um suporte para o meu trade, portanto, coloquei minha ordem no R$88,32, que foi executada depois de alguns minutos.

Para entrar foi extremamente fácil, para sair nem tanto, diferente do que imaginava, o mercado não subiu tanto assim. Diante desse cenário optei por vender nos R$88,72, na expectativa de recomprar novamente na casa dos R$88,3X, o que acabou não acontecendo e embolsei um lucro de apenas de R$0,40/cota.

Fonte: Arquivo pessoal

RPRI11: Queda atípica

Veja no print que o fundo havia sofrido uma queda de quase 2% em um dia positivo, e para minha sorte tinha um robô vendendo aos poucos, deixei minha ordem sendo exercida de 1 em 1, demorou, mas minha ordem foi plenamente atendida.

Em seguida coloquei minha ordem de venda, esperei alguns minutos, mas a alta não veio, então acabei realizando lucro com uma ordem de compra no book, lucro de apenas R$0,35/cota. Nessa operação também utilizei "dinheiro da corretora", logo, eu tenho um prazo limitado para encerrar o trade*, o que me obriga a aceitar lucros menores.

Fonte: Arquivo pessoal

*Eu preciso cobrir o financeiro da ordem em D+2, caso contrário pago juros para corretora

 

Operações 03/08:

Fonte: Arquivo pessoal

6 comentários:

  1. Fala Jovem, faz um canal do youtube !!!!

    ResponderExcluir
  2. Faz um canal no youtube man, explicando esses trades e principalmente estratégia com arbitragem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saiu uma postagem exatamente sobre isso, trades em emissões

      Excluir
  3. Sobre day trades em FIIs, tenho uma duvida sobre o custo que se nao me engano é maior. Nao me lembro bem se sao custos com a B3, impostos retidos ou um terceiro fator, ou até mesmo se nao existe esse custo a mais, mas me recordo de ter visto algo assim em notas de corretagem. Conseguiria me tirar essa duvida? Obrigado e parabens pelo trabalho! Ótimas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os custos são os mesmos, no entanto, em FIIs vc acaba pagando mais pq a VOL dos fundos imobiliários é menor, logo o lucro por operação também é menor, no entanto, com FIIs vc tem muito mais tranquilidade e acerta mais trades

      Excluir
    2. Ou seja, para compensar a VOL menor vc precisa operar lotes maiores, oq implica em mais custos da B3

      Excluir