quarta-feira, 24 de maio de 2023

CRIs que deram problema: CRI Aracaju Shopping

Fundos envolvidos: RECR11, OURE11 e OUJP11

 

Breve Descrição: CRI com risco de crédito pulverizado em contratos de locação de lojas do Aracaju Shopping.


O que aconteceu: No início de fevereiro de 2023 foi veiculado pela REC via Fato Relevante de que a Aracaju Investimentos (Cedente) e a ACF Participações Ltda (Fiadora) entraram em Recuperação Judicial. A Cedente atua na indústria têxtil e passa por dificuldades, assim como várias outras do mesmo ramo de atuação, devido a concorrência com empresas chinesas.

Apesar da devedora ter entrado com pedido de RJ, as parcelas do CRI seguem adimplentes, uma vez que os aluguéis do shopping são pagos para uma conta em nome da Securitizadora, ou seja, nesse caso a garantia Cessão de Recebíveis funcionou conforme se espera. Diferente do que ocorreu inicialmente no caso da Gramado Parks, em que um juiz ordenou que os créditos fossem repassados para a empresa em recuperação.

A seguir o que o gestor de RECR11 falou sobre o CRI no Relatório Gerencial de março/2023:

Fonte: https://fnet.bmfbovespa.com.br/fnet/publico/exibirDocumento?id=443189

No link abaixo temos a Live feita pelo Baroni com o gestor Moise sobre os CRIs com problema em RECR11, para facilitar marquei para começar na parte em que ele explica a situação do CRI que estou tratando aqui.

https://www.youtube.com/live/21-kw-v4KB8?feature=share&t=2560

 

De forma resumida, o gestor fala na Live que o Aracaju Shopping ainda se encontra em maturação, já que ficou pronto em novembro de 2019, pouco tempo antes do início da pandemia. O pagamento dos juros tem sido feito com o alugueis das lojas, no entanto, as parcelas de juros foram perfiladas devido a pandemia.


Ressalto que o acompanhamento desse caso é fundamental para investidores de fundos de papel, pois é um exemplo excelente de garantias sendo colocadas a prova.


Perspectivas futuras: Algo a se prestar atenção é que atualmente a cessão de recebíveis não consegue pagar integralmente os juros da operação, o que indica que o CRI terá problemas para honrar as amortizações. Eventualmente pode ser necessário alienar o shopping para que tais amortizações sejam honradas. Enquanto isso os fundos recebem os juros da dívida, a não ser que a cessão de recebíveis seja revertida em juízo.


Identificação do CRI: 19C0281298 (Habitasec)


Links:

Fato Relevante da inadimplência:

https://fnet.bmfbovespa.com.br/fnet/publico/visualizarDocumento?id=412894

Nenhum comentário:

Postar um comentário