quarta-feira, 23 de março de 2022

Blacklist Custodiantes

A seguir deixo a lista de custodiantes que evito para não passar raiva na Declaração de Imposto de Renda. Importante dizer que com exceção da Oliveira Trust, os demais são baseados em relatos.

- Safra (JSRE11): atraso no envio de rendimentos e relatos de atendimento ruim;

- Banco Daycoval (VGHF11 e acho que alguns outros): Demora no envio de informes, relatos de atendimento ruim e correção de valores incorretos no informe quase 2 semanas depois do início de envio;

- Genial (MALL11, RZTR11 e outros): praticamente "obrigou" muitos investidores a abrir conta no banco para ter acesso ao informe, pois era o meio mais rápido. Forneceram um site para acessar, mas não funcionou para muita gente. Além disso ouvi reclamações por divergência de valores (considerando o rendimento de Jan/22 em 2021) e impossibilidade de entrar em contato com o atendimento.

Mais uma coisa, o segundo informe enviado estava mais errado do que o primeiro, constando tanto o recebimento do rendimento Data Com "31/12" quanto Créditos em Trânsito do mesmo rendimento;

- Oliveira Trust: fez uma grande confusão em UBSR11, atualmente RECR11. Na ocasião o fundo trocou a Oliveira Trust pela BRL Trust e o primeiro não enviou o informe de rendimento referente aos meses em que o fundo esteve sob sua custódia;

- Votorantim: pelo porte da empresa e representativa minúscula da escrituração de FIIs eu imagino que o suporte a cotistas seja uma porcaria, similar ao que acontece com o Safra;

- Ouroinvest: Fez um trabalho bem fraco como gestor no OULG11, por isso acabei descartando eles como custodiantes também.

2 comentários:

  1. Por isso que eu dou valor a sistemas que geram as informações par IR de forma a nos deixar livres desse tipo de dor de cabeça.
    Eu mesmo, recebi bem poucos informes e, os que recebi, fiz um cara-crachá com as informações do sistema e, tudo certo.
    Pago a mensalidade com gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas um adendo: Eu não deixo de investir em um ativo que considero bom, por causa do custodiante. Eu só arrumo uma forma de driblar possíveis problemas com a declaração de IR (hoje tenho um sistema, no passado, era uma planilha e nunca cai na malha fina).

      Excluir